Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (CBO 7825-10): Imagine-se dirigindo por estradas sinuosas, cruzando fronteiras e transportando cargas de todo tipo. Essa é a vida de um motorista de caminhão, uma profissão que, apesar de exigir apenas o ensino fundamental, precisa de um curso básico de qualificação e de um período de experiência entre um a dois anos. Os caminhoneiros são os verdadeiros heróis das estradas, enfrentando horários irregulares e alternados, muitas vezes sozinhos ou em duplas. Eles lidam com cargas pesadas e volumosas, operam equipamentos, realizam inspeções e reparos em veículos, vistoriam cargas e verificam documentação. Em resumo, são os responsáveis por manter o fluxo de mercadorias rodoviário funcionando.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
Em Goiânia (GO), foram levantados 7,607 profissionais que atuam como Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,305.60 e uma carga horária de 45 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 1,812.60, enquanto a mediana fica em R$ 2,305.60, com o terceiro quartil chegando a R$ 2,822.40. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 4,422.53, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Com uma remuneração que geralmente varia entre R$ 1,812.60 e R$ 2,822.40, a maioria dos motoristas de caminhão em Goiânia (GO) ganha um salário que pode ser considerado baixo no contexto brasileiro, onde remunerações abaixo de R$ 3,000.00 são frequentemente associadas a insatisfação. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os motoristas busquem melhores oportunidades e aumentem suas remunerações ao longo do tempo.
Até julho de 2025, o saldo de contratações para motoristas de caminhão em Goiânia somou 665, representando um aumento de 17 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo foi de 648. Essa pequena, mas consistente, melhoria sugere que o setor de transporte de cargas continua a ser uma área de emprego estável na região.
Os setores que mais têm impulsionado essas contratações são variados, mas a construção de rodovias e ferrovias lidera com 336 novas vagas. Em segundo lugar, o transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, adicionou 100 postos de trabalho. Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente também contribuíram significativamente, com 95 novas vagas. A coleta de resíduos não perigosos e o transporte rodoviário de carga municipal completam a lista dos setores que mais contrataram, com 53 e 24 vagas, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.