O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)?

Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.

  • Promovem a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de quatro a seis anos.
  • Planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas.
  • Organizam atividades educativas e recreativas para as crianças.
  • Pesquisam métodos e técnicas pedagógicas para melhorar a qualidade do ensino.
  • Interagem com a família e a comunidade, promovendo a integração entre a escola e o ambiente externo.
  • Realizam tarefas administrativas, como elaboração de relatórios e documentação escolar.
  • Supervisionam ocasionalmente o trabalho dos auxiliares e demais funcionários da escola.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em São Paulo (SP)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

Em São Paulo (SP), cerca de 14,922 profissionais atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,095.00. No espectro salarial, o primeiro quartil é de R$ 3,652.00, a mediana atinge R$ 4,095.00, o terceiro quartil é de R$ 4,250.00, e o top 5% recebe R$ 6,976.00. Esses números dão uma boa ideia da distribuição de rendimentos entre os professores superiores na cidade.

Essa remuneração média coloca os professores em uma faixa de salário que, embora não seja das mais altas, oferece uma qualidade de vida decente para a maioria dos brasileiros. A diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é considerável, indicando que há espaço para crescimento profissional. Professores que buscam avançar em suas carreiras podem esperar aumentos substanciais, tornando a profissão uma opção atraente para aqueles que valorizam tanto a estabilidade quanto a possibilidade de progresso.