Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) (CBO 9111-20): Imagine um mundo onde grandes máquinas industriais não param de trabalhar, impulsionadas por motores diesel poderosos. Esses motores, que movem desde bombas até turbinas industriais, precisam de cuidados constantes para continuar funcionando sem problemas. É aqui que entra o mecânico de manutenção de motores diesel. Com um ensino fundamental e um curso profissionalizante de mais de 400 horas, esses profissionais são capazes de reparar, ajustar, lubrificar e testar esses equipamentos complexos. Após três ou quatro anos de experiência, eles dominam o ofício e podem trabalhar em diversas indústrias, como petróleo, química, celulose e papel, entre outras. No entanto, o trabalho não é fácil: eles lidam com ambientes fechados, turnos irregulares e até mesmo situações de risco, como exposição a materiais tóxicos e altas temperaturas. Apesar dos desafios, a sensação de manter essas máquinas funcionando é gratificante.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Sul (Estado), cerca de 1.171 profissionais atuam como Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,492.00. No espectro salarial, o primeiro quartil é de R$ 1,983.00, a mediana atinge R$ 2,492.00, o terceiro quartil é de R$ 3,218.00, e o top 5% recebe R$ 5,115.00. Esses números traçam um quadro claro da variação de ganhos dentro do campo mecânico no estado.
A remuneração média de R$ 2,492.00 coloca esses profissionais em uma faixa de salário que, embora não seja das mais altas, permite uma qualidade de vida decente para a maioria dos brasileiros. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há um bom potencial de crescimento profissional. Portanto, para aqueles que estão dispostos a investir tempo e esforço, a perspectiva de alcançar remunerações mais elevadas é bastante realista.