Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (CBO 2311-10): Imagine a responsabilidade de moldar mentes minúsculas, despertando curiosidade e aprendizado desde os primeiros anos de vida. Esses profissionais, com formação superior em educação e passando por concursos públicos, são os arquitetos do futuro, construindo blocos fundamentais do conhecimento. Trabalhando em instituições de ensino, públicas ou privadas, eles enfrentam o desafio de criar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto lidam com a supervisão ocasional e a rotina diurna. Além disso, podem ter que lidar com o barulho intenso de uma sala cheia de energia infantil, mas isso só faz parte do charme do trabalho!
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Rio Grande do Norte (Estado), foram levantados 1,139 profissionais que atuam como Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,567.07 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 2,629.67, enquanto a mediana fica em R$ 4,567.07, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,558.63. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 9,525.39, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
A remuneração dos professores de nível superior na educação infantil no Rio Grande do Norte varia de maneira que a maioria dos profissionais encontra-se em uma faixa salarial que proporciona uma qualidade de vida confortável, acima de R$ 5,000.00. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa variação sugere que, com dedicação e desenvolvimento contínuo, os professores podem aspirar a remunerações mais elevadas ao longo de suas carreiras.
Até julho de 2025, o saldo de contratações de professores de nível superior na educação infantil no Rio Grande do Norte subiu para 32, representando um aumento de 11 em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 21. Essa melhoria sugere um crescimento na demanda por profissionais qualificados para trabalhar com crianças de zero a três anos, refletindo talvez uma maior valorização da educação infantil na região.
Os setores que mais têm contribuído para essas contratações são a educação infantil, especialmente pré-escola, que adicionou 20 novos postos de trabalho. Logo atrás vem a creche, com 12 vagas abertas. Outras atividades de ensino também contribuíram, com seis novas posições, enquanto o ensino médio e as atividades de recreação e lazer apresentaram números menores, com um e menos dois postos, respectivamente. Esses dados indicam que a maior parte das oportunidades está concentrada nos primeiros anos de educação infantil.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.