O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)?

Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.

  • Promovem a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de quatro a seis anos.
  • Planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas.
  • Organizam atividades educativas e recreativas para as crianças.
  • Pesquisam métodos e técnicas pedagógicas para melhorar a qualidade do ensino.
  • Interagem com a família e a comunidade, promovendo a integração entre a escola e o ambiente externo.
  • Realizam tarefas administrativas, como elaboração de relatórios e documentação escolar.
  • Supervisionam ocasionalmente o trabalho dos auxiliares e demais funcionários da escola.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em Pernambuco (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Pernambuco (Estado), cerca de 5,616 profissionais atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,590.00. No espectro salarial, o primeiro quartil é de R$ 1,734.00, a mediana atinge R$ 2,590.00, o terceiro quartil é de R$ 4,199.00, e o top 5% recebe R$ 6,309.00. Esses números traçam um quadro realista da variação de ganhos dentro do campo educacional no estado.

A remuneração média de R$ 2,590.00 coloca esses profissionais em uma faixa de salário que, embora não seja das mais altas, permite uma qualidade de vida decente para a maioria dos brasileiros. A diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional, permitindo que os professores avancem em suas carreiras e alcancem remunerações mais atrativas. Portanto, apesar dos desafios iniciais, a perspectiva de progressão é um ponto positivo para quem escolhe essa carreira.