Engenheiro de aplicativos em computação (CBO 2122-05): Imagine alguém que transforma ideias em realidade digital, criando aplicativos que facilitam nossa vida cotidiana. Esses profissionais são verdadeiros alquimistas da tecnologia, capazes de identificar problemas e oportunidades, criar protótipos e validar novas tecnologias. Para se tornar um desses mágicos digitais, é necessário ter um diploma de graduação em engenharia da computação ou áreas afins, além de certificações e títulos de especialização. A experiência varia de um a dois anos para engenheiros de aplicativos, enquanto engenheiros de sistemas de computação podem precisar de quatro a cinco anos para alcançar o desempenho pleno. Os engenheiros de aplicativos podem ser encontrados em diversos ambientes, desde indústrias químicas até instituições financeiras, trabalhando em equipes multidisciplinares ou de forma autônoma, muitas vezes à distância.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Minas Gerais (Estado), foram levantados 1,014 profissionais que atuam como Engenheiro de aplicativos em computação, com uma remuneração média que gira em torno de R$ 11,883.40 e uma carga horária de 43 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 7,800, enquanto a mediana fica em R$ 11,883.40, com o terceiro quartil chegando a R$ 18,654.40. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 50,750.10, demonstrando uma variação substancial dentro da ocupação.
A remuneração dos engenheiros de aplicativos em Minas Gerais é bastante satisfatória para a maioria dos brasileiros, já que a maioria dos salários está acima de R$ 5,000.00, considerado um salário confortável. Ainda mais animador é o potencial de crescimento, visto que a diferença entre o primeiro quartil e o top 5% é significativa, sugerindo que com dedicação e esforço, há espaço para aumentos substanciais na remuneração.
O mercado de trabalho para engenheiros de aplicativos em computação em Minas Gerais tem mostrado uma redução nas contratações. Até julho de 2025, o saldo de contratações foi de 48, representando uma queda de 37 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o saldo era de 85. Essa diminuição sugere que o ritmo de crescimento no setor de tecnologia está se desacelerando, embora ainda haja oportunidades de emprego.
Os setores que mais têm contribuído para as contratações são, principalmente, o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, que adicionou 43 novas vagas. Logo atrás, o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis trouxe 14 oportunidades. Os serviços de tratamento de dados e hospedagem na internet também contribuíram, com 7 novas vagas. As pesquisas de mercado e de opinião pública, juntamente com outras atividades de prestação de serviços de informação, somaram 4 vagas, completando o top 5 dos setores mais ativos em contratações.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.