O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)?

Professor de nível superior na educação infantil (CBO 2311-05): Imagine a responsabilidade de moldar mentes pequenas e curiosas! Esses profissionais são os arquitetos do aprendizado nas primeiras etapas da vida escolar. Para se tornar um professor de educação infantil, é necessário ter formação superior em educação e passar por um concurso público, caso queira atuar na rede pública. Os professores trabalham em ambientes fechados, geralmente durante o dia, e podem enfrentar um bom barulho quando as crianças estão em plena atividade. Apesar dos desafios, a recompensa de ver as crianças crescendo e aprendendo é inestimável.

  • Promovem a educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de quatro a seis anos.
  • Planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas.
  • Organizam atividades educativas e recreativas para as crianças.
  • Pesquisam métodos e técnicas pedagógicas para melhorar a qualidade do ensino.
  • Interagem com a família e a comunidade, promovendo a integração entre a escola e o ambiente externo.
  • Realizam tarefas administrativas, como elaboração de relatórios e documentação escolar.
  • Supervisionam ocasionalmente o trabalho dos auxiliares e demais funcionários da escola.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em Bahia (Estado)?

Distribuição da remuneração

Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.

Fonte: eSocial, RAIS, GanhaQuanto

No Bahia (Estado), cerca de 8,861 profissionais atuam como Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 2,980.00. No espectro salarial, o primeiro quartil é de R$ 1,830.00, a mediana atinge R$ 2,980.00, o terceiro quartil é de R$ 5,215.00, e o top 5% recebe R$ 8,885.00. Esses números revelam uma gama de ganhos que reflete a diversidade de experiências e cargos dentro da profissão.

A remuneração média de R$ 2,980.00 coloca esses professores em uma faixa salarial que, embora não seja das mais altas, oferece uma qualidade de vida decente para a maioria dos brasileiros. A grande diferença entre o primeiro quartil e o top 5% indica um bom potencial de crescimento profissional, sugerindo que, com tempo e dedicação, é possível avançar para remunerações mais atrativas. Isso torna a carreira não apenas gratificante, mas também financeiramente viável para quem busca uma trajetória de longo prazo na educação infantil.