Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (CBO 2312-10): Imagine alguém que tem a missão de acender a chama do conhecimento nas mentes jovens, preparando-as para o mundo que as espera. Esses professores não apenas ministram aulas de comunicação, integração social e iniciação às ciências, mas também são os arquitetos do aprendizado, planejando aulas e participando da elaboração do projeto pedagógico da escola. Para desempenhar essa função, é necessário ter um diploma de nível superior na área de educação e, no caso da rede pública, passar por um concurso público. Suas jornadas são tão diversas quanto as comunidades em que atuam, desde zonas urbanas até ambientes improvisados, e podem incluir reuniões administrativas, eventos sociais e até mesmo lidar com o desgaste vocal decorrente do uso intensivo da voz.
Remuneração por quartil, Top 10% e Top 5%.
No Acre (Estado), foram levantados 1,016 profissionais que atuam como Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), com uma remuneração média que gira em torno de R$ 4,187.84 e uma carga horária de 38 horas semanais. O primeiro quartil da remuneração se situa em R$ 3,099.82, enquanto a mediana fica em R$ 4,187.84, com o terceiro quartil chegando a R$ 6,039.95. O topo dos 5% mais bem pagos recebe R$ 8,221.86, demonstrando uma variação considerável dentro da ocupação.
Os professores de nível superior do ensino fundamental no Acre têm uma remuneração que, embora variável, geralmente se enquadra na faixa de salários que proporciona uma melhor qualidade de vida, mas que ainda pode ser vista como insatisfatória para alguns. No entanto, a diferença substancial entre o primeiro quartil e o top 5% indica que há espaço para crescimento profissional e financeiro. Essa possibilidade de ascensão pode ser um incentivo para aqueles que buscam avançar em suas carreiras educacionais.
O mercado de trabalho para professores de nível superior do ensino fundamental no Acre permanece estável até julho de 2025, com um saldo de contratações de 65, igual ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que o número de contratações e desligamentos se equilibrou, mantendo a estabilidade no setor educacional do estado.
Na análise dos setores que mais contrataram, a administração pública em geral destaca-se com 63 novas vagas. Logo atrás, o ensino fundamental contribuiu com 6 novas posições, seguido pela educação infantil - pré-escola, que adicionou 4 vagas. Os serviços de assistência social sem alojamento e a educação infantil - creche completam a lista, com resultados neutros e ligeiramente negativos, respectivamente.
Número de contratações e demissões por trimestre.
Saldo líquido (contratações - demissões) por trimestre.